Muro de Berlim (1961-1989)

______________________________________

Grupo 7 (noite) - Integrantes:

- Gabriel Lima
- Leticia Braun
- Lucas Sposito
- Luiz Henrique Pelizzari
- Vitor Jaqueto
______________________________________

Apresentação

Nesta reportagem especial você encontrará informações a respeito de um dos acontecimentos mais marcantes do século XX: a queda do Muro de Berlim – que, enquanto existiu, representou a “cortina de ferro” que separava os lados que se opunham na chamada Guerra Fria, o bloco capitalista e o bloco socialista. O veículo de informação destacado aqui será o jornal impresso, dando-se enfoque à cobertura dos fatos referentes ao assunto.

Die Berliner Mauer (O Muro de Berlim)

Os alicerces

Após a 2ª Guerra Mundial, a Alemanha (grande derrotada do conflito) teve seu território partilhado em quatro zonas de ocupação internacional. No acordo de Potsdam (1945), dentre outros tópicos abordados, ficou definido que Estados Unidos, França, Reino Unido e União Soviética ficariam responsáveis cada um pela administração de uma porção territorial germânica que receberiam. A cidade de Berlim, apesar de estar situada na parte sob domínio da União Soviética, também recebeu divisão territorial semelhante.

        


 Divisão no pós-guerra do território alemão (acima) e da cidade de Berlim (abaixo)

Em 1948, quando os países capitalistas presentes na administração alemã resolveram unificar monetariamente os seus respectivos territórios com a criação de uma moeda (excluindo a parte comunista), a União Soviética impôs um bloqueio às rotas que levavam e saíam da Alemanha Ocidental, o que caracterizou uma forma de isolamento da parte oriental.
E em 1949, de forma oficial, foi criada a República Federal Alemã (capitalista) e a República Democrática Alemã (comunista). A mesma divisão aconteceu na cidade de Berlim, que continuou com o status de “cidade-ocupada”, administrada pelas duas correntes políticas opostas – e enquanto Berlim foi declarada a capital da Alemanha Oriental, a cidade de Bonn foi escolhida como sede do governo da Alemanha Ocidental.


Bandeiras da Alemanha Ocidental (acima) e Alemanha Oriental (abaixo)

A Construção do Muro

No início da década de 50, as divisões entre as duas Alemanhas já estavam bem definidas, com barreiras de arame farpado ao longo das fronteiras. Em 1960, as potências ocidentais reafirmaram sua determinação de manter a independência da zona oeste da cidade, a despeito da proposta do primeiro-ministro soviético Nikita Khruchtchev de transformar Berlim em “cidade livre”, desmilitarizada, isenta de tropas de ocupação ocidentais e soviéticas. Mas as potências aliadas – temendo o total controle comunista – recusaram prontamente essa proposta.

E em Berlim as fronteiras continuavam abertas, com pouca restrição quanto ao tráfego das pessoas de uma parte para outra. Por consequência disso houve um êxodo relativamente grande de cidadãos da parte oriental para a parte ocidental, com a finalidade de fugir da rígida legislação que o governo da Alemanha Oriental impunha gradativamente a seus habitantes.

Como essa “fuga em massa” cresceu muito com o passar dos anos, gerando tensões entre os governos dos dois países (no início da década de 60 a parte ocidental da cidade possuía muito mais habitantes do que a parte oriental), em 1961 houve a iniciativa do governo da Alemanha Oriental de criar uma barreira física entre os dois lados da cidade, um muro. A decisão foi tomada oficialmente no dia 12 de agosto do mesmo ano, durante uma reunião entre os líderes da Alemanha Oriental, com o pretexto de “evitar a influência fascista” da Alemanha Ocidental, alegando que o país ainda possuía uma forte presença da ideologia nazista em seu comando. No dia seguinte, a fronteira com a parte ocidental já estava fechada por uma barreira formada por militares do governo comunista – além de uma cerca de arame farpado em frente ao Portão de Brandemburgo, símbolo da cidade.

 Três etapas da construção do Muro

Poucos dias depois o muro foi construído. A obra circundava toda Berlim Ocidental, com aproximadamente 155 quilômetros (somando-se as partes que dividiam o leste e o oeste da cidade, além da que separava o restante da Alemanha Oriental) e dois metros e altura. Aparatos de vigilância e segurança foram instalados (havia mais de 300 torres de observação), com a ordem de atirar em qualquer pessoa que tentasse atravessar a barreira de forma não autorizada. Milhares de famílias foram separadas, e berlinenses orientais que trabalhavam na parte ocidental ficaram desempregados da noite pro dia.
Alguns trechos da reportagem de capa do jornal O Estado de São Paulo, de 15 de agosto de 1961, relatam o bloqueio:

“Os policiais milicianos e soldados que guarnecem os pontos de acesso estão equipados para combate. Nas proximidades da linha demarcatória, do lado oriental, estão estacionados tanques de fabricação soviética e veículos blindados (...)”.
“As restrições ao trânsito entre os dois setores não constituem surpresa para as autoridades do setor ocidental. (...) Segundo os observadores, tanto as autoridades ocidentais quanto as orientais estão dispostas a fazer o possível para evitar atritos, os quais poderiam ter consequências imprevisíveis”.

“Como em todos os outros pontos da fronteira, os 50 mil berlinenses orientais que trabalham no setor ocidental foram impedidos de cruzar a linha de demarcação”.

“(...) Brandt (Willy Brandt, então prefeito de Berlim Ocidental) denunciou a iniciativa da URSS, como potência ocupante do setor oriental, de limitar o trânsito na linha demarcatória entre as duas partes da antiga capital alemã. Brandt declarou que os alemães ocidentais não se resignarão à manutenção de divisão da cidade, que as potências ocidentais devem agir para pôr cobro às arbitrariedades da RDA e que a população do setor ocidental deve permanecer tranquila, aguardando instruções da polícia. (...) afirmou que mais cedo ou mais tarde a URSS terá de reconhecer o direito de autodeterminação de toda a população alemã”.*

*O jornal creditou as informações às agências internacionais AFP, UPI e AP.     

 O Estado de São Paulo, 15 de agosto de 1961

O Jornal do Brasil também destacou o acontecimento em sua primeira página:

“Soldados da Alemanha Oriental impediram, ontem, a passagem pela Porta de Brandemburgo (limite das duas Berlins), junto a qual milhares de berlinenses do Ocidente reuniram-se em manifestação. Os populares apedrejaram os soldados, que responderam com bombas de gás lacrimogênio”.

Na página 2, mais informações:

“A Alemanha Oriental interrompeu as comunicações telefônicas e pelo Telex (circuito de teletipos alugado) com a zona ocidental, sem dar maiores explicações sobre a medida”.

“A afluência de refugiados diminuiu abruptamente (referindo-se à situação após o fechamento da fronteira), (...). O bloqueio obrigou 80 mil berlinenses orientais que normalmente trabalham na zona ocidental a ficarem em casa”.

“O Ministro do Interior da Alemanha Oriental advertiu os residentes do Setor Ocidental de que não se devem aproximar a menos de 80 metros do limite e ordenou a seus guardas que não tolerassem manifestações na fronteira”.*

*O jornal creditou as informações às agências internacionais AP, UPI e a seu próprio serviço de correspondência internacional.

 Jornal do Brasil, 15 de agosto de 1961 

Berlim, Alemanhas, Die Berliner Mauer (O Muro de Berlim) e o Mundo

As opiniões em relação à construção do muro foram, na maioria, desfavoráveis. O prefeito de Berlim Ocidental, Willy Brandt, chamou a obra de “Muro da Vergonha”, e criticou os Estados Unidos por demorarem a se manifestar sobre o ocorrido. O Secretário de Estado norte-americano, Dean Rusk, declarou que “o Muro não deveria ser parte permanente da paisagem europeia”. Ressaltou também que “a obra era um monumento à incompetência do comunismo”.
Em 1963, num discurso próximo ao muro, o então presidente norte-americano John F. Kennedy fez um discurso histórico, ao dizer a famosa expressão Ich bin ein Berliner (Eu sou um berlinense, em alemão). JFK também se posicionou abertamente a favor dos alemães e berlinenses ocidentais, e reforçou a ideia de que o Muro era uma amostra clara das falhas do sistema comunista. “Uma ofensa não só contra a história, mas contra a humanidade, separando famílias, maridos e esposas, irmãos e irmãs, e dividindo pessoas que desejam viver juntas”.

 Capa do jornal alemão ocidental Information relatando o discurso de John Kennedy, em 1963

No entanto, fontes americanas e britânicas chegaram a considerar o Muro como uma “solução” a uma suposta ameaça soviética de recapturar o controle de toda a cidade – e com isso foi afastada qualquer possibilidade de um conflito armado sobre a questão.
As permissões para visitas à parte oposta da cidade eram bastante rígidas (sobretudo para alemães orientais). Muitos que tentaram cruzar o muro de forma ilegal foram assassinados pelos militares que faziam a guarda no local – o que acontecia na maioria das vezes. Segundo dados oficiais do Centro de História Contemporânea Alemã (ZZF), entre 1961 e 1989 foram mortas 136 pessoas nesse tipo de ação (todos civis), mas outras fontes reiteram que esse número é ainda maior. Tentativas de fugas bastante curiosas foram registradas: túneis no esgoto, carros adaptados, aviões de pequeno porte e até balões de ar quente foram utilizados pelos corajosos fugitivos, o que chegou a sensibilizar a opinião pública no mundo.

 Jornal alemão relatando a morte de um homem que tentou cruzar o Muro, em 1962


No campo político-internacional, o Muro de Berlim foi a maior representação simbólica da existência da Guerra Fria. Uma disputa ideológica, marcada pela separação entre o bloco capitalista (tendo como principal representante os Estados Unidos) e comunista (representado pela União Soviética).

A pressão externa para que o Muro fosse extinto crescia cada vez mais com o passar dos anos, e ganhou mais fôlego e visibilidade em 1987, num discurso de Ronald Reagan (então presidente dos Estados Unidos) no Portão de Brandemburgo, na ocasião da comemoração dos 750 anos da cidade de Berlim. Reagan afirmou que “havia um caminho que os soviéticos poderiam trilhar, livre de qualquer erro, e que poderia avançar consideravelmente na questão da paz e liberdade”.  E fez um apelo a Mikhail Gorbachev, então secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética: “(...) se você busca a paz e a prosperidade para a União Soviética e ao Leste Europeu, se você busca liberalismo, venha até este portão! Abra este portão! Derrube este muro! (Tear down this wall!)”.

 Capa do jornal The New York Times citando o discurso de Ronald Reagan, em 1987



Tor auf! (Abram o portão!)

Em 1989, o colapso administrativo e estrutural das repúblicas comunistas do Leste Europeu era evidente – e efervescente. Na Polônia, o partido Solidariedade havia triunfado, e conquistado um destaque considerável na política da vizinha comunista Polônia – seu líder, Lech Walesa, seria posteriormente eleito presidente do país em 1990. Hungria, Tchecoslováquia, Bulgária e Romênia (onde a queda do regime comunista se deu de forma violenta, um ano depois, com o ditador Nicolae Ceausescu e sua esposa Elena sendo assassinados) também emitiam sinais claros de que o fim de seus respectivos regimes comunistas estava próximo.

E foi na Hungria onde ocorreu o que pode ser definido como “estopim” para a queda do Muro: em agosto de 1989, depois de uma vasta reforma política e econômica, o país abriu suas fronteiras com a Áustria. Milhares de cidadãos alemães-orientais (que tinham trânsito livre para viajar a países vizinhos do bloco comunista) aproveitaram essa “brecha” e migraram para o território da Alemanha Ocidental, via-Áustria.

Semelhante situação pôde ser observada na Tchecoslováquia, onde alemães-orientais se utilizaram das fronteiras do país como rota para a Alemanha Ocidental. Em outubro houve uma troca de líderes na Alemanha Oriental: o “linha-dura” Egon Krenz substituiu Erich Honecher no comando do Partido Comunista, fato esse que não conseguiu cessar os protestos contra o governo alemão-oriental – que foram denominados posteriormente como Revolução Pacífica.

E o “golpe de misericórdia” veio de onde menos se esperava: Günter Schabowski, porta-voz do governo alemão-oriental, cometeu uma gafe ao anunciar uma lei que permite aos cidadãos do leste a viajar livremente para a Alemanha Ocidental. A lei começava a vigorar, segundo ele, imediatamente, dia 9 de novembro de 1989 – o que estava errado, pois a lei seria sancionada somente no dia seguinte (e com isso haveria tempo para se instruir os guardas de fronteira sobre os procedimentos que seriam tomados).


Concentração popular diante do Muro


A notícia da abertura da fronteira se espalha rapidamente, e a cidade de Berlim entra em euforia. Depois de 28 anos sem poder passar para o lado ocidental, as pessoas saem de suas casas para ver de perto a abertura dos portões. Cerca de um milhão de cidadãos se reúnem no lado oriental da fronteira.

Ao cair da noite, havia cerca de 500 mil alemães orientais diante do Muro. E às 22h15, com a multidão gritando “Tor auf!” (“Abram o portão!”), os guardas abriram as entradas da fronteira. Estava assim definido, na prática, que o Muro já não tinha mais nenhum motivo para continuar existindo.


Mauerfall (A Queda do Muro)

De nada adiantaram os esforços iniciais dos guardas para controlarem a multidão aglomerada diante do Muro. Após a abertura, a passagem se deu com pouca ou nenhuma fiscalização. E enquanto os Ossis (apelido dado aos alemães do leste) faziam a travessia, os Wessis (alemães do oeste) esperavam seus conterrâneos separados há anos com flores e champagne, iniciando-se assim uma linda e intensa festa. Pessoas dos dois lados da cidade subiram no Muro, comemorando o fato de estarem juntos novamente – e proporcionando assim algumas das imagens mais marcantes do século XX.

 

Comemoração e princípio da demolição
 
O dia 11 de novembro de 1989 ficou registrado na história como o dia da definitiva libertação. A primeira página do jornal O Estado de São Paulo desse dia dava amplo destaque ao fato:

“Alemães até então separados por concreto e arame farpado abraçavam-se chorando e bebiam champagne. No alto do Muro, conta o enviado especial William Waack, alguns ensaiavam passos de dança, outros aplicavam golpes de picareta num dos símbolos mais sombrios da Guerra Fria”.

“Muitos alemães-orientais queriam apenas visitar o outro lado do muro da cidade e voltar pra casa. Num discurso em Berlim, o chanceler da RFA, Helmut Köhn, afirmou que os alemães ‘devem estar juntos numa nação’”.*

*Matéria assinada pelo correspondente internacional William Waack


O Estado de São Paulo, 11 de novembro de 1989


 A Folha de São Paulo do dia 10 de novembro também traz o assunto na sua página de capa:

“A decisão (de abrir as fronteiras), na prática, representa a queda do Muro, que continuará existindo apenas fisicamente, como símbolo da divisão do mundo em blocos capitalista e socialista”.

“Pouco depois, cerca de 50 pessoas protestaram em frente ao Muro, exigindo a abertura dos portões. A decisão é uma medida provisória, até que se elabore uma lei de viagens ao exterior”.*

*Matéria assinada pelo correspondente internacional José Arbex

 Folha de São Paulo, 10 de novembro de 1989

Na capa do Jornal do Brasil, a impactante manchete Muro da vergonha vira brinquedo:

“Numa espécie de estado de choque, embriagados da liberdade súbita e mal acreditando na surpresa de ter hoje o que parecia fora do alcance para muitas gerações ainda, os alemães continuaram a comemorar ontem a derrogação do Muro de Berlim e o fim da proibição de ir e vir entre as duas partes da nação”.


“O Muro virou brinquedo onde as pessoas subiam e comemoravam. Em certas partes, como o bairro de Spandau, começou a ser destruído literalmente pela população. (...) Em outras partes, policiais afastaram obstáculos para dar acesso a ele”.*

*Matéria assinada pelo correspondente internacional Sílvio Ferraz


 Jornal do Brasil, 10 de novembro de 1989




 Destaque à queda do Muro em alguns jornais internacionais


Curiosidades e dados

- O metrô da cidade de Berlim possuía duas estações que ficavam na parte oriental. Ambas foram fechadas, mas os trens continuaram o trajeto habitual. Quando passavam por elas, os passageiros viam cartazes de publicidade de 1961 e sentinelas orientais em suas rondas;

- Havia intensa vigilância de soldados da Alemanha Oriental. A área da fronteira (os “entre-muros”, que fazia parte da obra) tinha 100 metros de largura, com diversos tipos de obstáculos. Esse território era chamado de “Faixa da Morte”;

- Nos 28 anos em que o Muro ficou de pé, houve 5075 fugas bem sucedidas – mesmo com a presença de forte vigilância. As técnicas utilizadas eram as mais diversas: desde túneis através da cidade, veículos pequenos que passassem debaixo das traves, caminhões pesados para arrebentar obstáculos, barcos, ultraleves, balões e aviões improvisados. Havia também falsificações de documentos e ajuda de grupos da parte ocidental para os fugitivos;

  Esboço da estrutura do Muro

- Pinturas de artistas famosos e anônimos foram uma das marcas registradas do Muro (do lado ocidental). Retratações de fatos históricos, mensagens de protesto e retratação de aspectos da rotina da cidade (muitos Trabants, carro bastante popular nos países comunistas do Leste Europeu, foram desenhados) estavam presentes;



Pinturas no Muro, do lado ocidental

- Muitos espetáculos e shows foram realizados posteriormente no local para se comemorar o fim da divisão da cidade. Um deles mereceu bastante destaque: o músico inglês Roger Waters, que foi integrante da banda Pink Floyd, se apresentou no local em 1990 com o concerto The Wall (O Muro, em inglês), que reproduziu o repertório do álbum homônimo da sua antiga banda, e contou com diversos convidados famosos. 

O concerto The Wall, entre o Portão de Brandemburgo e a Praça de Leipzig


Análise da cobertura do fato

Na ocasião da construção do Muro, tanto o Estado de São Paulo quanto o Jornal do Brasil foram bastante desfavoráveis à medida tomada pelo governo comunista da Alemanha Oriental. Levando-se em conta que o Brasil era (e continua sendo) um aliado do bloco capitalista, a cobertura foi carregada por opiniões contrárias às decisões que tanto a União Soviética quanto a Alemanha Ocidental tomavam. Deve-se considerar também que as notícias foram divulgadas mediante informações enviadas de agências internacionais que possuem sede em países capitalistas - sobretudo o Estado de São Paulo - que estavam envolvidos na disputa ideológica da Guerra Fria.

E quanto à cobertura da queda do Muro, percebe-se que o colapso iminente e evidente do bloco comunista na época (final dos anos 80 e começo dos anos 90) influenciou a abordagem dos jornais brasileiros analisados. Naquele momento, o lado "inimigo" da Guerra Fria (considerando mais uma vez que o Brasil era aliado das potências capitalistas) caía, derrotado, "sucumbindo" ao capitalismo, e expondo as mazelas e falhas em suas gestões - principalmente no que diz respeito à evidente insatisfação dos habitantes da chamada "Cortina de Ferro", que ansiavam por liberdade em relação ao controle e leis desses países, além da fim do isolamento que vivenciaram enquanto o regime comunista estava em voga. Houve também a preocupação de transmitir a emoção do fato: fotos e relatos que passavam a sensação de comoção foram amplamente utilizados, numa clara tentativa de sensibilizar o público.

Com isso, conclui-se que não se pode afirmar que as notícias foram dadas de forma transparente, neutra e isenta de opiniões - o que fere princípios básicos do código de conduta do jornalismo, que é a imparcialidade no momento de se relatar os fatos e acontecimentos.

Danke für Ihren besuch!

Obrigado pela visita!


______________________________________

Bibliografia

ENCICLOPÉDIA Barsa. São Paulo : Encyclopaedia Britannica, c1991. v.4 p:58-59;

Pós-guerra: 1945-1953Disponível em <http://www.objetiva.com.br/arquivos/capas/9788573028799.pdf> Acesso em: 25 nov.2012;

50 Anos do Muro da Vergonha! Berlim e a Guerra Fria que Ficou Apenas na Memória! Disponível em <http://bananapeople.wordpress.com/2011/08/13/50-anos-do-muro-da-vergonha-berlim-e-a-guerra-fria-que-ficou-apenas-na-memoria> Acesso em: 25 nov.2012;

CORRÊA, Murilo Duarte Costa. O insondável concreto: Berlim e o muro, 20 anos depois. Disponível em: <http://murilocorrea.blogspot.com.br/2009_11_08_archive.html> Acesso em: 25 nov.2012;

MILLER, Roger Gene (2000). To Save a City: The Berlin Airlift, 1948–1949Texas A&M University Press. P: 55-60;

HOBSBAWN, Eric: A Era dos Extremos: O Breve Século XX 1914-1991. Companhia das Letras, 2ª ed., 1994.

Transcrição do discurso do presidente John F. Kennedy em 26 de junho de 1963. Disponível em <http://uspoliticsguide.com/US-Politics-Directory/US-Politcal-Historical-Speeches/JFK-Berlin-Wall.htm> Acesso em: 25 nov.2012;

O Muro de Berlim: como nasceu e morreu o maior símbolo da Guerra Fria – Site da revista Superinteressante. Disponível em <http://super.abril.com.br/multimidia/info_510878.shtml> Acesso em: 25 nov.2012;

Acervo histórico digitalizado do Jornal do Brasil. Disponível em http://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC> Acesso em: 25 nov.2012;

Acervo histórico digitalizado do jornal Folha de São Paulo. Disponível em <http://acervo.folha.com.br/fsp/1989/11/10/2Acesso em: 25 nov.2012;

Die Berliner Mauer (O Muro de Berlim). Disponível em <http://www.die-berliner-mauer.de/index.php#.ULKJ8_XAbt0> Acesso em 25 nov.2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário